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2 de nov. de 2010

Dicas de como administrar seu tempo!

O tempo só pode ser administrado ou perdido. Nunca recuperado.

Se últimamente você corre como o Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas gritando que está atrazado, se parece que você precisa de um dia com 28 horas pra conseguir fazer tudo o que  precisa fazer é porque está na hora de você otimizar seu tempo.

Há coisas bem simples e que realmente ajudam seu dia ser mais produtivo, vou postar algumas dicas de como otimizar seu tempo aqui hoje e espero que elas sejam uteis a você.

Listar as tarefas: faça uma lista com todas as atividades que você deverá cumprir durante aquele dia. Vá colocando no papel o que vier na sua cabeça, sem preocupação com a ordem. Vasculhe a mente para saber se não foi esquecido nada;
 
Estabelecer as prioridades: agora você deve organizar seu brainstorm de tarefas seguindo a ordem de importância e urgência. O mais importante vem primeiro;

Estipular tempo para cada tarefa: calcule de cabeça quanto tempo em média você levaria para executar cada atividade e anote. Dê uma tolerência de 15 minutos ou mais, de acordo com o que achar melhor, para finalização delas;

Determine sua hora de descanso: entre um punhado e outro de tarefas, adicione um intervalo de tempo para descansar seu cérebro. Coisa de uns 20 minutos para ler algo, ver besteira na internet, conversar sobre o jogo do seu time ou mesmo dormir um pouco (especialistas dizem que tirar pequenos espaços de tempo para dormir deixa a mente mais relaxada e diminui o estresse durante o dia);

Leve consigo sua lista: coloque sua listagem em sua agenda, computador de mão ou mesmo num pedaço de papel. O que importa é que suas anotações sempre estejam à mão e você as consulte várias vezes ao dia;

Tente realizar, pelo menos, metade das tarefas: busque executar todas as tarefas importantes e boa parte das tarefas menos urgentes. Seja sincero consigo e não trapaceie!

Organize o dia de amanhã: antes de terminar o expediente, verifique o que não pode ser feito e junte com o que deverá ser realizado no dia seguinte. Se quiser, pode já ir fazendo os quatro primeiros passos, o que irá facilitar muito para você. Aproveite e organize as coisas que você utilizará no dia seguinte: a mochila, a roupa etc.

Tenha algo para ler por perto. Sempre tenho uma revista de negócios ou algo do trabalho perto de mim em casa, no escritório e no carro. Uma simples brecha de 5 minutos pode ser suficiente para ler um artigo interessante ou adiantar algumas idéias sobre alguma tarefa profissional.

Precisa se concentrar? Desligue todas as distrações. Se preciso escrever um longo e-mail ou um relatório importante, costumo desligar o cabo de rede do computador, fechar a porta da sala e às vezes até desligo o celular. Ninguém vai morrer porque você desapareceu 20-30 minutos e seu trabalho será feito com maior velocidade e qualidade.

Adapte suas atividades a seus níveis de energia. Algumas pessoas têm mais energia na manhã, outras à noite. Deixe o trabalho burocrático para os momentos em que sua energia está no ponto mais baixo, já que você não terá que pensar muito, e aproveite sua alta energia para trabalho mais importante e desafiador.

Não comece algo a menos que pretenda terminá-lo. Sua mente toma algum tempo para se ajustar a uma nova atividade. Portanto, gaste este tempo de adaptação somente uma vez, terminando qualquer coisa que comece.

Não gaste muito tempo em algo que você está travado. Esta é a exceção à regra acima. Se você não consegue encontrar uma solução para o problema, vá fazer algo diferente e volte depois a este problema com a cabeça fresca.

Agora, para você perder um pocuo de tempo, algumas músicas que falam sobre tempo:

The places I've been
the people I've seen
plans that I made
start to fade
The sun's setting gold
thought I would grow old,
it wasn't to be

And I can't believe
How I've been wasting my time



...Too much time spent on nothing
waiting for a moment to arise...



Tick tock, try to stop the forward motion
All heads tend to fall behind
Wasted whethers of the wish cut steeper
Is always running out of time
Always running out of time

Um comentário:

  1. Whata? Não entendi o motivo do post... Mas
    Talvez isso seja produtivo para algumas pessoas.

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